Vocês sabiam pessoal, que em muitas padarias japonesas podemos encontrar pães veganos? Sim, veganos 😀

Atenção: Post atualizado dia 08/julho/2017 pois havia me esquecido de colocar sobre a banha de porco (lard – ラード).

Uma coisa que me deixou MUITO feliz, foi saber que muitas padarias fazem pães sem nada de origem animal, e como aqui no Japão é uma luta para achar produtos veganos, o pão não é diferente, pois a maioria dos pães que vendem nos supermercados contém algum ingrediente de origem animal. 

A minha dica à vocês neste post é essa: como saber se o pão é vegano ou não. 😉

Aqui são alguns exemplos em como podemos identificar se o pão contém algum ingrediente de origem animal ou não:

No caso dessa padaria (Andersen), eles colocam os ingredientes que possam causar alergia na parte destacada de marrom, no primeiro pão contém farinha (小麦) e gergelim (ごま), já no segundo pão contém só farinha. Como tem pessoas alérgicas a leite, ovos, laticínios e a mel também, geralmente esses kanjis/katakanas/hiraganas estão destacados em alguma parte da plaquinha.

Essa padaria coloca todos os ingredientes que ela usa nos pães, e o que não vai no pão ‘X’ eles riscam em cima para mostrar que não contém tal ingrediente, uma outra forma de saber se o pão é vegano ou não.

Apesar de estar especificado o que contém no pão, eu SEMPRE pergunto para os atendentes, ou quando tenho oportunidade pergunto para o padeiro se realmente o pão não contém nada de ovo, leite, mel e emulsificante de origem animal, pois às vezes eles colocam somente que não contém ovo e leite, mas pode conter mel, ou o pão pode ser feito com emulsificante de origem animal e eles não estarem especificando, por isso eu sempre pergunto.

Obs: Algumas padarias não especificam os ingredientes que usam, daí lhe restam duas opções: perguntar por cada ingrediente ou desistir de fazer compra nessa padaria =/ (eu geralmente desisto, pois acho um pouco descaso deles não especificarem, visto que há pessoas alérgicas à alguns ingredientes).

Vou dar alguns exemplos de como eu pergunto em japonês com as traduções:

このパンは牛乳とかを入っていますか。
Kono pan wa gyuunyuu toka tamago wo haitteimasuka.
Este pão contém leite ou ovo?

このパンは乳製品を入っていますか。
Kono pan wa nyuuseihin wo haitteimasuka.
Este pão contém laticínio?

このパンは乳化剤を入っていますか。
Kono pan wa nyuukazai wo haitteimasuka.
Este pão contém emulsificante?

その乳化剤動物由来植物由来ですか。
Sono nyuukazai wa doubutsu yurai ka shokubutsu yurai desuka.
Esse emulsificante é de origem animal ou de origem vegetal?

このパンはラードを入っていますか。
Kono pan wa raado wo haitteimasuka?
Este pão contém banha de porco?

使用している砂糖は製造工程で骨炭を使用していますか。
Shiyou shiteiru satou wa seizou koutei de kōtan wo shiyou shiteimasuka?
É utilizado ossos de animais na produção do açúcar que está sendo utilizado?

São essas perguntas que eu faço toda vez que vou numa padaria nova, ou quando eu compro um pão diferente, para confirmar mesmo se o pão não contém NADA de origem animal.
Aqui no Japão as pessoas que atendem costumam ser muito educadas e atenciosas, foram raras excessões que a pessoa não verificou para mim, na verdade nenhuma que eu me lembre, sempre pergunto educadamente a ainda acrescento uma palavra chave: ALERGIA!
É, parece “ridículo” ter que mentir que tem alergia, pois eu não tenho nenhuma, mas para não haver equívocos e para as pessoas verificarem certinho para mim eu sempre falo: わたしはアレルギーがあります (Watashi wa arerugii ga arimasu – Eu tenho alergia), aí não tem erro. 😉

Mas os pães que estou falando aqui são os pães sem sabor, não os recheados tá pessoal?! Os recheados ou com sabor geralmente tem alguma coisa de origem animal, como queijo, presunto, creme, etc. 

Aqui são alguns ingredientes de origem animal que costumam aparecer nos pães:

牛乳 – Gyuunyuu – Leite
 – Tamago – Ovo
乳製品 – Nyuuseihin – Laticínio
チーズ – Chiizu – Queijo
クリーム – Kuriimu – Creme (creme feito de leite)
乳化剤 – Nyuukazai – Emulsificante (se for o emulsificante de origem vegetal estará escrito assim: 乳化剤 (植物由来) nyuukazai (shokubutsu yurai) emulsificante (origem vegetal) ou, 乳化剤 (大豆由来) nyuukazai (daizu yurai) emulsificante (origem da soja)
マーガリン – Maagarin – Margarina
バーター – Baataa – Manteiga
ハーム – Hamu – Presunto
ソーセージ – Sooseeji – Salsicha
ラード – Raado – banha (do inglês – lard)
白砂糖 / 上白糖 – Shiro satou / jyouhakutou – Açúcar branco (todo açúcar branco e refinado, pode ter sido refinado usando ossos de animais, por isso é importante esclarecer sobre essa questão também)

Esses são os kanjis/katakanas mais comuns que são de ingredientes de origem animal, se ficarem em dúvida podem estar enviando uma mensagem ou comentário para mim que eu traduzo para vocês 😉

Estou para fazer um PDF de listas de todos os ingredientes de origem animal com as traduções, estou tentando arrumar um tempo só para isso, mas prometo que farei e deixarei aqui no blog, para todos(as) vocês baixarem e poderem verificar sempre que necessário! 😀

Resposta do SAC da padaria Andersen sobre a gordura e o açúcar usados nos pães (estará traduzido somente a parte que nos interessa):

弊社では、商品によって
使用している油脂の種類が異っております。
 
お問合せいただきましたトレコンブロートとハイジの白パンの
油脂の種類と砂糖の使用についてご案内させていただきます。
 
<トレコンブロート>
油脂の使用なし
砂糖の使用あり
 
<ハイジの白パン>
油脂の使用あり:植物性ショートニング (パーム、なたね、大豆、ヤシ、トウモロコシ)
砂糖の使用あり
 
 Na nossa empresa, dependendo do produto é usado o tipo de gordura que você disse.

Irei orienta-la sobre o tipo de óleo, gordura e açúcar utilizados no pão “toreconburooto” e “haiji no shiro pan” da consulta que recebemos.
 
<Toreconburooto>

Não é utilizado óleo e gordura
É utilizado o açúcar
 
<Haiji no shiro pan>
É utilizado gorduras e óleo: gordura vegetal (palma, canola, soja, palma, milho)
É utilizado o açúcar*

Como eles não me especificaram sobre o processo do açúcar, logo em seguida mandei outro e-mail perguntando e a resposta foi essa:

原材料に使用しております砂糖は『上白糖』を使用しておりまして
『上白糖』の製造工程で製造用剤として骨炭の使用がございます 
A matéria-prima utilizada no açúcar 「açúcar branco」que nós utilizamos,  é utilizado ossos de animais no processo de fabricação do açúcar branco como agente de produção.

No caso desses dois pães da Andersen, eles não contém nada de origem animal, mas o açúcar é o que foi usado o bone char, portanto, fica a critério de cada pessoa consumir ou não. Para saber mais sobre o açúcar clique aqui.

Qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários que irei responder tod@s vocês!

Vegana, principiante de yoga, valorizo as coisas simples da vida.
Tutora de três gatas adotadas, mas só a Momo chan que é a minha parceirona.
Amor é a minha religião, e é com amor que pretendo mudar o mundo, para um mundo mais justo e compassivo para com todos os seres habitantes deste planeta.

Translate »
Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com