Antes de falar do  creme de leite de soja, quero contar à vocês a ótima notícia que tive dias atrás sobre o mesmo. 

Estava eu com a minha mãe no mercado que tem ao lado de onde moramos que se chama ‘Heiwado’, na fila para pegarmos água na máquina (se você tiver o cartão do mercado e fazer compras lá, você pode pegar até dois litros de água por cartão gratuitamente), e vejo um quadro com papéis escritos à mão, por curiosidade fui ver do que se tratava e vi que era um formulário do qual você pode fazer reclamações e/ou dar sugestões à loja. Como estava “sem fazer nada” resolvi escrever um também, nem perdi tempo escrevendo em kanji (às vezes a preguiça de escrever em pauzinhos é grande, confesso), escrevi tudo em hiragana mesmo e dei a seguinte sugestão à loja: “Por favor, gostaria que vocês vendessem creme de leite de soja, pois existem pessoas que tem alergia à lactose.” Preenchi o restante dos dados necessários e coloquei na caixinha, pensando que talvez nem fossem dar importância, ou se fossem, nem iam cogitar a possibilidade de vender creme de leite de soja lá, visto que poucos mercados vendem (acredito que não deva sair muito =/ ).

Passou semanas, meses, e eu esqueci de verificar se tinham anexado o papel no quadro com a resposta da minha sugestão, e um dia quando eu e minha mãe estávamos nesse mesmo mercado resolvendo um outro problema (perdemos o cartão da água), resolvi perguntar a atendente, aproveitando toda a sua simpatia e vontade em nos ajudar, sobre o papel que eu havia escrito, ela logo se prontificou em verificar (detalhe: já haviam se passado 3 meses, pensei que tinham até jogado fora, ou sei lá), chamou seu superior e ele veio logo me falando que, eles haviam estudado a minha sugestão e que iam SIM começar a vender o creme de leite de soja (eu na hora: uhuu!) mas só não sabiam quando, mas iam. Deixei meu número de telefone com eles, e eles me disseram que assim que começassem a vender, que eu seria a primeira pessoa a saber, e dito e feito, ontem (dia 5 de Janeiro) a moça de lá me ligou logo cedo para me avisar que a partir daquele dia os cremes de leite de soja estariam na prateleira. 

Nossa, foi felicidade dupla, uma porque ao lado de casa iam começar a vender o creme de leite de soja (acreditem, não é fácil achar isso no Japão), e toda a atenção que eles tiveram com o meu pedido e em me informar sobre isso, só no Japão mesmo viu! Fiquei muito feliz mesmo, menos um drama para fazer muitas receitas veganas! hehe

Por isso pessoas que moram no Japão, vou deixar uma sugestão à vocês: falem, liguem, mandem e-mails, preencham os papéis de reclamações e/ou sugestões, tudo que estiverem ao seu alcance e possibilidade, mas não deixem de pedir por opções veganas, o que aconteceu comigo é um exemplo de que se falarmos, eles (as empresas) podem atender nossos pedidos! O próximo passo agora é pedir por mais produtos veganos lá, e também pedir opções veganas nos restaurantes, afinal, um não a gente já tem, não custa tentar um sim! 😀

Sem mais papo, vamos para o creme de leite de soja!

Esse é o único creme de leite de soja que eu vi até hoje no Japão, e é da empresa スジャータ, se fala: 豆乳ホイップ (na caixinha está: 豆乳入りホイップ), ou, tōnyū hoippu, creme de leite de soja. 

Para não haver dúvidas eu vou deixar aqui as traduções dos kanjis. 植物油脂 (shokubutsu yushi)、有機豆乳 (yūki tōnyū)、糖類(オリゴ糖、マルトース、砂糖)(tōrui (origo-tō, marutōsu, satō)) 、乳化剤(大豆由来)(nyūkazai (daizu yurai))、安定剤(加工でん粉、カラギーナン)(antei-zai (kakō denpun, karagīnan))、メタリン酸Na (metarin san Na)、香料 (kōryō). Gorduras e óleos vegetais, leite de soja orgânico, açúcares (oligossacarídeos, maltose, açúcar*), emulsionantes (derivados de soja), estabilizante (amido modificado, carragena), metafosfato de sódio, aromatizante. 

Eu estava em dúvida em relação ao aromatizante. Como não especificam nada e é tão comum encontrar ingredientes que pensamos que não tem nada de origem animal mas TEM, achei melhor mandar um e-mail para a empresa e esclarecer essa dúvida antes de postar essa dica à vocês, e a resposta foi a seguinte (segue a parte que nos interessa):

香料は、植物性由来か動物性由来かとの事でございますが、合成香料を使用しており
ますので、植物由来や動物
由来の天然香料ではありません。

Os aromas que utilizamos são sintéticos, portanto não utilizamos aromas de origem vegetal ou animal. 

Infelizmente, o açúcar utilizado no creme de leite da Sujyata é o açúcar que foi processado usando o bone char, fica a critério de cada pessoa utiliza-lo ou não, pois atualmente não temos outra opção de creme de leite além da Sujyata e de uma outra que é de coco de outra empresa. Para saber mais sobre o açúcar, clique aqui.

A página do produto é está aqui (somente em japonês), caso tenham alguma dúvida. 😉

Qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários que irei responder tod@s vocês!

Vegana, principiante de yoga, valorizo as coisas simples da vida.
Tutora de três gatas adotadas, mas só a Momo chan que é a minha parceirona.
Amor é a minha religião, e é com amor que pretendo mudar o mundo, para um mundo mais justo e compassivo para com todos os seres habitantes deste planeta.

Translate »
Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com