Pode parecer estranho pensarmos que até na cerveja existe exploração animal, certo?! Certo!
Então hoje eu vou explicar um pouco a vocês o que pode conter na produção da cerveja que pode ser exploração animal e  apresentar as opções de empresas japonesas de cervejas vegan-friendly!

Basicamente a cerveja é feita através do malte da cevada, água, lúpulo e levedura, todos ingredientes que não são frutos de exploração animal, porém, o problema está no momento do processo de filtração onde algumas empresas utilizam gelatina e/ou cola de peixe (em inglês: isinglass).
A cola de peixe é obtida através da bexiga de peixes de água doce e essa substância é praticamente um colágeno, como uma gelatina, e serve para clarificar a cerveja e o vinho.
Apesar de não ser muito comum hoje em dia principalmente em cervejas de barris, algumas empresas ainda utilizam essas substâncias nas suas produções de cervejas e vinhos também.

No site do Barnivore existem mais de 44 mil informações sobre empresas do mundo todo em relação aos ingredientes e o processo de fabricação de cervejas, vinhos e destilados (vale a pena conferir!), e apesar de conter informações sobre as quatro maiores empresas de cervejas do Japão, eu mesma preferi enviar um e-mail para cada uma usando o próprio questionário em japonês que o site Barnivore disponibiliza para perguntar diretamente às empresas, visto que há alguns anos não se faz a checagem das informações.

E quem disse que vegans não tomam cerveja? Tomam sim, mas tomam com consciência sabendo que aquele produto não contêm nada de origem animal e não foi testado também 😉
Segue abaixo a resposta do SAC das empresas Asahi, Kirin, Suntory, e Sapporo:

Asahi

お問い合わせいただきましたビールならびにビール類の原材料につきましては、
缶体等ラベルに表示しておりますが、ビーガン対応と謳っている製品はございません
誠に申し訳ございませんが、製造過程の内容につきましてはご案内しておりません
折角お問い合わせいただいておりますのに、お役に立てず誠に申し訳ございませんが、
ご理解賜りますようお願い申し上げます。

Sobre a consulta das cervejas e as matérias-primas que você solicitou, nós exibimos os rótulos nas latas, mas não há produtos compatíveis com veganos.
Pedimos desculpas, mas não fornecemos informações sobre o conteúdo do processo de fabricação.
Recebemos a sua consulta mas pedimos desculpas por não poder ajudar.
Obrigado pela sua compreensão.

A resposta da Asahi foi bem vaga visto que há uns anos atrás eles responderam para a pessoa que atualizou o site do Barnivore que não utilizava matéria-prima animal na produção das cervejas, mas desta vez parece que ou eles não estavam interessados em responder as mesmas perguntas novamente, ou que realmente eles possam ter mudado o modo de produção e que agora não seja mais vegan-friendly.
Eu particularmente depois dessa resposta não irei mais consumir cerveja da Asahi, pois temos outras opções (continuem lendo abaixo) e também pela resposta ter sido muito clara que as cervejas da Asahi não são compatíveis com veganos.

Kirin

Apesar das cervejas da Kirin não conter nada de origem animal (segue a resposta deles abaixo), quando eu fui verificar o site da empresa vi que eles fazem marketing da Heineken – cerveja holandesa que também não contêm nada de origem animal, porém, que ainda exploram cavalos para fazer algumas entregas das cervejas na Holanda e também patrocinam jogos de ‘Polo’ (esporte que usam cavalos onde os jogadores montam nos cavalos e ficam tacando as bolinhas). Vejam este vídeo do Fabio Chaves do Vista-se para saber mais sobre a Heineken.

お問い合わせの件について、国内外で製造している「キリン一番搾り生ビール」についてご案内いたします。
「一番搾り」の原材料では、動物性の原料を使用しておりません(原材料:麦芽、ホップ)。
製造過程においてアイシンググラス、ゼラチンを使用しておりません
・「一番搾り」は、海外でライセンス生産を行っております。
原材料は、麦芽、ホップのみですが、海外の工場の製造工程で、動物由来のものを一切使用していないということは明言できかねます

Em relação a consulta, vamos apresentar-lhe a Kirin Ichiban Shibori, que é fabricado no Japão e no exterior.
A matéria prima “Kirin Ichiban Shibori” não usa matérias-prima animal (matérias-primas: malte, lúpulo).
Não é utilizado cola de peixe e gelatina no processo de fabricação
・ “Ichi Shibori” é licenciado para produção no exterior.
As matérias-primas são apenas malte e lúpulo, mas não é possível afirmar claramente que nenhum material derivado de animais é usado no processo de fabricação de fábricas no exterior.

A resposta deles sobre os ingredientes da produção das cervejas no exterior também foi bem vaga.

Como eles não tinham me falado sobre as outras cervejas que eles tem, tornei a mandar um e-mail perguntando e a resposta foi essa:

お問い合わせの件をご案内いたします。
「キリンラガービール」「淡麗」「のどごし」の原材料では、動物性の原料を使用しておりません
製造過程においてアイシンググラス、ゼラチンを使用しておりません

Vamos informa-la sobre a consulta.
As matérias-primas da cerveja Kirin Lager, Tanrei e Nodogoshi não são feitas de matéria-prima animal.
A cola de peixe e a gelatina não são usados no processo de fabricação.

Apesar de ambas as marcas não utilizarem nada de origem animal nas suas composições, a Heineken ainda explora os cavalos na Holanda (assista ao vídeo para entender melhor) e pelo que pesquisei no site da Kirin ela é responsável por supervisionar a licença da Heineken no Japão e também a fazer marketing da empresa (veja este link).
Ou seja, apesar de não conter nada de origem animal a Kirin é responsável por uma empresa que explora os cavalos na Holanda e patrocina um esporte que explora os cavalos também, preciso falar mais alguma coisa?!

Suntory

A Suntory foi a única empresa que demorou alguns dias para responder, de qualquer forma sempre foram muito educados pedindo para lhes dar um tempo para fazer a confirmação e pedindo desculpas também pela demora da resposta 🙂
Segue a resposta deles abaixo:

ご質問いただきました「弊社ビール商品のビーガン対応有無」について、
以下のとおりご案内申し上げます。
サントリーで製造しているビール製品が、ビーガン対応をしているかどうかについては、
国内では明確な定義や認証制度等がございませんので「ビーガン対応をしている」と
謳えるかどうかについては分かりかねます。
現在のところ、サントリーで製造しているビール商品で動物性の原料を含むものは、
豚由来のコラーゲンを使用している「オールフリーコラーゲンリッチ」がございます
その他に、製造過程において動物性の原料を使用している商品はありません

Sobre a pergunta recebida “se os nossos produtos de cerveja são compatíveis com veganos ou não”, vamos informá-lo da seguinte maneira.
Quanto aos produtos de cerveja fabricados pela Suntory se são compatíveis com vegan ou não, como não há nenhuma definição clara ou sistema de certificação no Japão, não sei se podemos dizer que “é compatível com veganos”
Atualmente, os produtos de cerveja fabricados pela Suntory que contêm matérias-primas animais, são: “All-Free コラーゲン)” usando colágeno derivado de porco.
Não existem outros produtos que utilizem fontes animais no processo de fabricação.

Ou seja, tirando a cerveja da Suntory sem álcool e que contêm colágeno (é uma da lata rosa), o restante das cervejas não contém nada de origem animal, então são vegan-friendly!

Sapporo

A resposta da Sapporo também foi bem satisfatória!
Segue a resposta abaixo:

私どもが国内で製造、および国外でライセンス製造しているビールテイスト商品には、ノンアルコールビールテイスト飲料を含め、動物性原料を使用したものはございません
アイシングラスなどの動物由来の清澄剤も使用しておりません
なお、ビール類以外でお知りになりたい商品やカテゴリーがございましたら、その旨ご教示いただければと存じます。

Nenhum dos produtos de cerveja que fabricamos internamente e no exterior é licenciado para usar ingredientes de origem animal, incluindo bebidas não alcoólicas com sabor de cerveja.
Não são utilizados agentes de colagem derivados de animais, tais como cola de peixe.
Além disso, se houver produtos ou categorias que você gostaria de conhecer além da cerveja, gostaríamos de saber.

Assim como a Suntory, a Sapporo também é vegan-friendly! 😀

Testes em animais e patrocínio de exploração animal

Ok ok, falamos sobre as cervejas não conter nada de origem animal (ou possivelmente conter que é o caso a Asahi), mas e quanto aos testes em animais?
Outra coisa que pode parecer absurda para muitas pessoas (e para mim ainda é visto que hoje em dia é totalmente desnecessário) são os testes dos ingredientes dos produtos em animais.
Segundo o site da PETA (People for Ethical Treatment of Animals), desde 2015 a Kirin financiou inúmeras experiências que resultaram na morte de pelo menos 399 ratos e camundongos. Experimentadores forçaram camundongos fermentados com leite e injetaram uma substância inflamatória em seus cérebros, e alimentaram outros probióticos e injetaram um vírus da gripe em seus narizes. Ratos foram alimentados com extratos de lúpulo e alimentados à força, e eletrodos foram inseridos em seus abdomens. No final dos experimentos, os animais foram todos mortos.
Essa é somente uma parte dos testes que a Kirin financiou por anos, mas se você procurar no site de cada empresa por ‘動物実験” (どうぶつじっけん – doubutsu jikken – testes em animais) aparecerá vários testes que foram realizados durante anos, testes que você nem imagina que acontece mas infelizmente acontece.

A PETA fez uma campanha pedindo para muitas empresas incluindo as maiores empresas de bebida alcoólica do Japão a pararem de realizar testes em animais, e depois de muitas conversas isso foi possível.
Atualmente as 4 empresas citadas acima (Asahi, Kirin, Suntory e Sapporo) NÃO realizam mais testes em animais, porém, se vocês lerem a matéria da PETA, a Asahi por exemplo disse que não irá realizar testes que não são pedidos por lei no Japão, então até onde vai isso eu não saberia dizer, teríamos que sempre estar de olho e entrar em contato com o SAC da empresa para confirmar.
Matéria da PETA sobre a Asahi, Kirin, Sapporo e Suntory terem concordado em não realizarem mais testes em animais (em inglês): https://prime.peta.org/2019/05/cheers-kirin-sapporo-other-beer-giants-halt-animal-tests

Obs: apesar de eu ter feito pesquisas para saber sobre os patrocínios que as empresas que eu pesquisei fazem, não encontrei nenhuma informação de que alguma delas patrocinassem algum tipo de esporte ou prática que explorem animais, mas caso alguém veja ou saiba de alguma coisa, por favor, me mande por e-mail ou deixe nos comentários que ficarei muito grata pela ajuda.

Conclusão

As duas marcas japonesas que eu posso concluir que são vegan-friendly segundo as minhas pesquisas são a Suntory e a Sapporo.
Já a Asahi deixou bem claro no e-mail que as suas cervejas não são aptas para veganos, e a Kirin apesar de não conter nada de origem animal e ter banido os testes em animais, faz marketing e supervisiona a licença da Heineken no Japão, e como eu disse acima, a Heineken ainda explora cavalos na Holanda.

Espero mais uma vez ter ajudado, qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários que irei responder todos vocês! 

 

 

Vegana, principiante de yoga, valorizo as coisas simples da vida.
Tutora de três gatas adotadas, mas só a Momo chan que é a minha parceirona.
Amor é a minha religião, e é com amor que pretendo mudar o mundo, para um mundo mais justo e compassivo para com todos os seres habitantes deste planeta.

Translate »
Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com